Os compradores estão cada vez mais envolvidos na pesquisa online e expostos constantemente a...
A importância da sustentabilidade na escolha dos consumidores
Voltar à página principalO compromisso com o ambiente e a atuação sustentável são fatores cada vez mais relevantes no momento da decisão de compra por parte dos consumidores.
As portuguesas e os portugueses revelam uma preocupação crescente em comprar produtos ecológicos e em apoiar empresas que, não só implementem práticas sustentáveis na sua atividade, mas que também demonstrem a intenção de deixar um impacto positivo no mundo à sua volta.
Tem sido sobretudo em virtude da existência de uma base de clientes e de investidores cada vez mais sensível a temáticas como a sustentabilidade ambiental e o respeito pelas pessoas, que tem originado uma pressão para que as organizações se adaptem e acelerem o processo de aplicação de medidas que visem reduzir o seu impacto ambiental e que possam contribuir para melhorar o seu impacto social.
Neste artigo damos-lhe a conhecer alguns dos aspetos que deve ter em conta e de que forma pode diferenciar a sua abordagem nesta vertente.
Marketing sustentável
Muitas são as estratégias que uma empresa pode adotar para ir além de proteger a sua reputação e mostrar aos seus consumidores que pode, e quer, fazer a diferença.
É essencial que a cultura da empresa se centre na sensibilização do consumidor e na procura incessante de diferentes formas de fazer crescer o seu negócio sem comprometer o ambiente e os recursos de que todos dispomos, bem como salvaguardar um impacto positivo na sociedade em geral.
Fundamentalmente, deve dar a conhecer aos seus clientes e potenciais clientes aquilo que faz para garantir a sustentabilidade ecológica e social aplicada ao seu negócio e deve assegurar-se de que tudo o que comunica ao seu público é efetivamente comprovável através das medidas que implementou.
Todas as iniciativas devem ser desenvolvidas com foco no público da sua empresa, quer sejam seus atuais clientes, potenciais ou outros que embora não sejam seus clientes são também impactados pela sua atividade. A intenção será a de construir uma relação duradoura, satisfatória e de valor acrescentado para esses públicos. Isso implica a utilização dos recursos, a adaptação de processos através de iniciativas sustentáveis e a implementação de políticas em prol das pessoas com as quais o seu público, cada vez mais consciente e preocupado, se identifique.
Seja inovador ou abrace a inovação já em curso no seu setor. Priorize opções que prolonguem a vida útil do produto e que possam ter mais do que uma utilização, tanto para o consumidor como dentro do seu negócio.
Sustentabilidade e o e-commerce
Para garantir a sustentabilidade no seu negócio de e-commerce existem três áreas de operação que requerem a sua atenção: a produção e logística, a embalagem e a distribuição.
Produção e logística
A integração da sustentabilidade no âmbito da atividade de produção e logística recai no uso de materiais cujo impacto ambiental é inferior, em minimizar gastos energéticos, em adotar práticas de reutilização e/ou reciclagem, assim como em tornar os processos de fabrico menos poluentes, através da reutilização e/ou redução do consumo de água potável e integração de energias renováveis.
Para além da produção propriamente dita, deverá ser tido em conta a utilização do produto e como esta deverá ser o mais eficiente possível no consumo energético (quando aplicável), em como o produto poderá ser mais duradouro e cujas necessidades de manutenção sejam reduzidas ao essencial. Pensar em produtos que permitam a reutilização ou a sua reciclabilidade quando em fim de vida útil é também uma preocupação que deverá constar no processo de conceção dos mesmos.
O desenho do produto e a sua conceção são um aspeto central nas suas operações e determinante para todas as ações subsequentes, uma vez que também lhe permite desenvolver iniciativas que gerem oportunidades e promovem o desenvolvimento social na sua comunidade.
Embalagem
Ao nível da embalagem existem hoje em dia soluções que mitigam o impacto ambiental. Desenvolver um design de embalagens que minimize o desperdício e incorporar o uso de materiais mais sustentáveis, como o papel reciclado ou papel cujo processo de produção cumpra os normativos FSC e PEFC, uso de plástico biodegradável ou materiais alternativos, como o bambu e a fibra de coco.
Procure reduzir significativamente a necessidade de embalamento e acondicionamento dos seus produtos ao essencial, garantindo a sua integridade e segurança durante o processo logístico, mas evitando o desperdício de matérias primas e a ocupação de espaço desnecessário.
Se expede bens que necessitem de um acondicionamento mais cuidado, pode aproveitar folhas de papel já impressas ou outros materiais, dos quais já não necessite, e que sendo cortados em tiras ou amarrotados podem servir de enchimento das suas embalagens ajudando assim ao correto acondicionamento das suas encomendas. Desta forma estará a reaproveitar um recurso que serve um novo propósito e pode ser facilmente reciclável.
Distribuição
A forma como o seu produto chega aos consumidores também tem impacto numa gestão sustentável. No caso de ter uma loja em que os seus produtos estão em exposição, procure usar equipamentos e iluminação de baixo consumo energético. Dê privilégio à utilização de luz natural, sempre que possível.
No caso da distribuição, a sustentabilidade está dependente das empresas que lhe prestam esse serviço. Assim, para garantir uma distribuição mais sustentável, escolha um parceiro que aposte na eficiência energética, no consumo de energias limpas e na utilização de veículos menos poluentes. Na sua empresa, procure atingir a paridade de género das posições de liderança superior e intermédia e invista parte dos seus resultados em projetos de impacto social.
CTT e a sustentabilidade
A sustentabilidade, nas suas várias dimensões (social, ambiental e de governação), é uma componente essencial da nossa estratégia. Deste modo, há mais de uma década que trabalhamos na implementação de diversas medidas de eficiência e transição energética, assim como num portefólio eco e na promoção de uma economia circular.
Conheça algumas das nossas soluções direcionadas especificamente ao e-commerce:
Embalagem ECO
A Embalagem ECO Reutilizável é a alternativa de acondicionamento para encomendas de e-commerce em Portugal. Com uma vida útil média de 50 utilizações, cada Embalagem ECO Reutilizável representa menos 50 embalagens de utilização única que precisam de ser produzidas para enviar as suas encomendas.
Isso traduz-se em menos desperdício associado a soluções de embalamento e contribui para um ciclo mais sustentável, com uma embalagem 100% reciclável no fim da sua vida útil.
Ciclo CTT
Esta é uma solução desenvolvida em parceria com a The Loop Company, que permite aos retalhistas comprometidos com a sustentabilidade montar e testar de forma rápida e com baixo risco uma operação de economia circular para a venda de produtos recondicionados dos seus clientes.
Cacifos Locky
Os cacifos Locky consistem num canal alternativo para receção de encomendas, oferecendo conveniência e facilidade em horários alargados.
Esta é uma solução que permite a redução da pegada carbónica face às entregas domiciliárias dos seus produtos.
A sustentabilidade é um fator determinante para a escolha dos consumidores. É importante ter em consideração que adotar o marketing sustentável como estratégia só fará sentido se as iniciativas tiverem por base um compromisso real das empresas em criar um impacto positivo no mundo à sua volta.
A reestruturação de processos produtivos ou a avaliação de parcerias já estabelecidas pode parecer desafiante. No entanto, é um passo fundamental para o seu negócio acompanhar este caminho para um futuro mais consciente e sustentável.
Assumimos o compromisso de estar cada vez mais envolvidos com a sustentabilidade e esta atitude é colocada em prática diariamente, inovando nos processos, nos produtos, na tecnologia ao serviço da empresa e nas diversas iniciativas que geram valor para a comunidade e que visam apoiar esta transformação sustentável nas empresas.