O futuro do e-commerce em Portugal

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A penetração do e-commerce em Portugal ainda se encontra abaixo dos seus pares europeus, mas tem apresentado ao longo dos anos um comportamento evolutivo crescente, marcado por diversas tendências.

No início deste ano, o Evento CTT reuniu parceiros e clientes e contou com a participação de diversos oradores em diferentes sessões de trabalho. Um dos painéis que mais curiosidade suscitou foi precisamente sobre as “Tendências Evolutivas do E-Commerce”.

O painel foi conduzido por Francisco Travassos, Diretor de Produto Expresso Carga e Logística e CEO da Locky, que falou sobre as principais tendências do e-commerce na atualidade, como a necessidade de entregas mais rápidas e fora do domicílio, a predominância de métodos de pagamento tradicionais no mercado português, a importância da gestão dos processos de devoluções e a sustentabilidade e crescimento da economia circular através da venda de produtos em segunda mão.

 


Novas dinâmicas de comércio online

As mudanças de comportamento dos consumidores e as novas dinâmicas de comércio online têm vindo a consolidar-se no primeiro trimestre de 2024. De acordo com o Barómetro de E-commerce relativo ao 1º trimestre de 2024, que tem por base um inquérito realizado junto de um painel de cerca de 50 experts da área de e-commerce, as previsões do primeiro semestre do ano são otimistas em relação ao crescimento das vendas online em comparação com o período homólogo de 2023. Observa-se um aumento próximo dos 9% no peso das compras online no panorama geral de consumo, com 75% dos inquiridos a apontarem para um crescimento das vendas online no total de vendas realizadas no seu setor, o que evidencia a crescente preferência dos consumidores atuais por canais digitais.

 


Aumento da procura por pontos de entrega alternativos

Os principais desafios identificados pelos clientes relativamente à receção de compras online prendem-se não só com a imprevisibilidade dos horários de entrega, como também, em caso de falha na mesma, com a necessidade de proceder à recolha da encomenda noutro local. 

Contudo, embora o domicílio continue a ser o ponto de entrega preferido dos portugueses, as opções “out of home” têm registado uma tendência de crescimento nos últimos anos. Este comportamento é motivado pela necessidade de procura de escolhas mais convenientes, flexíveis e sustentáveis que levam cada vez mais e-sellers a disponibilizarem alternativas no momento de checkout. São já mais de 70% os e-sellers a nível europeu que apresentam várias opções e os sites que o fazem têm alcançado maiores taxas de conversão.

Esta tendência foi confirmada também pela 1ª vaga do Barómetro de E-commerce, perspetivando-se que as entregas em cacifos, click & collect e pontos de conveniência venham a superar as entregas ao domicílio num futuro próximo.

Para ir ao encontro desta tendência,disponibilizamos aos nossos clientes  uma rede de mais de 17.000 Pontos de Entrega CTT, estrategicamente distribuídos para garantir uma ampla cobertura de todo o território ibérico.

 


A economia circular é uma tendência em crescimento

O crescimento significativo do mercado de compra e venda de produtos em segunda mão é já uma evidência. Este fenómeno é alimentado pela crescente procura dos consumidores por soluções mais baratas (48,5%), mais sustentáveis (28,2%) e que oferecem uma melhor relação qualidade-preço (23,3%).

Cerca de um terço dos consumidores já compra produtos em 2ª mão, 56% opta pela revenda depois da utilização e cerca de 45% participa na venda de produtos usados, comportamentos que estão na base do crescimento de plataformas C2C (consumer to consumer) como a OLX, Vinted, Wallapop ou Worten.

Esta é assim uma temática que demonstra cada vez mais dinamismo e o Ciclo CTT, em parceria com a The Loop Company, é uma das soluções lançadas no mercado. Permite aos retalhistas montar e testar uma operação para venda de produtos recondicionados dos seus clientes.

 


A importância da experiência de devolução no e-commerce

Num contexto de e-commerce, as devoluções representam um desafio significativo no que diz respeito a assegurar o equilíbrio entre a satisfação do cliente e a eficiência operacional.  As devoluções são uma preocupação crescente dos e-sellers na retenção dos clientes e controlo de custos.

Uma gestão eficaz das devoluções no e-commerce não passa apenas por minimizar a sua ocorrência, mas também por transformar esse processo numa experiência positiva para o cliente. 

Mais de 50% dos e-sellers consideram a simplificação do processo de devolução como uma prioridade alta, contudo 64% usa sistemas de devolução que não oferecem o nível de controle adequado e proporcionam uma experiência limitada ao cliente.

Na 1ª vaga do Barómetro de E-commerce foi possível perceber que a conveniência de acesso a uma rede vasta de pontos de devolução é considerada um fator crítico de sucesso na experiência de compra tal como o fator preço, cuja importância atribuída é também bastante significativa.

A nossa solução Devolução Simplificada dá resposta a esta necessidade , ao disponibilizar uma plataforma que permite gerir, com mais informação e menor esforço, as devoluções de encomendas, sem necessidade de imprimir etiquetas de transporte.

 


A forte predominância dos métodos de pagamento nacionais

Os métodos de pagamento nacionais são os mais utilizados, com o MB WAY a continuar a ganhar quota neste domínio. Esta é uma tendência sustentada pelo fator simplicidade, um elemento determinante na hora de escolher o método de pagamento.

Na altura de selecionar os meios de pagamento a disponibilizar no seu negócio deve ter em conta o perfil dos seus clientes, a tipologia dos serviços ou produtos que oferece e qual o momento de pagamento mais vantajoso para si e para o consumidor.

Conscientes da importância deste tema no e-commerce,  lançámos a solução Payshop Online Payments que possibilita, através de uma só plataforma, segura e certificada, aceitar os principais métodos de pagamento em qualquer negócio online.

 


A sustentabilidade é uma preocupação entre os consumidores

A consciencialização ambiental tem vindo a transformar a forma como os e-buyers tomam decisões de compra. Cada vez mais, as preocupações com a sustentabilidade influenciam as escolhas dos consumidores, moldando as práticas de entrega e gerando uma procura por opções mais ecológicas. Neste contexto, observa-se uma mudança de mentalidade que redefine a importância do impacto ambiental nas operações de entrega e na escolha dos métodos logísticos.

Cerca de 70% dos clientes demonstra uma preferência por entregas neutras em emissões de carbono e 41% alterou, nos últimos 12 meses, o seu comportamento no âmbito de e-commerce por motivos de sustentabilidade. Existe ainda um universo de 40% que se mostrou disponível para pagar um valor superior por uma entrega mais sustentável.

A 1ª vaga do Barómetro de E-commerce veio constatar que a sustentabilidade surge como tema premente nas agendas das empresas, refletindo-se no aumento da oferta de produtos sustentáveis e de embalagens recicláveis em comparação com a última vaga de 2023. Estes indicadores evidenciam uma orientação proativa das empresas para soluções conscientes e alinhadas com as preocupações dos consumidores.

Apostamos em soluções de impacto reduzido com aquisição de 100% da eletricidade de fontes renováveis, o que impacta positivamente a pegada carbónica associada à nossa oferta ecológica, nomeadamente: entregas Expresso, Correio Verde, Embalagens Eco Reutilizáveis e certificação sustentável do Correio Publicitário.

 


O aumento da velocidade nas entregas

Há uma tendência de aumento da velocidade nas entregas, com alguns e-sellers a apresentarem soluções de entrega no próprio dia.

Mais de 50% das plataformas de e-commerce em Portugal já oferecem ou planeiam vir a oferecer a possibilidade de “same-day deliveries”, numa clara tentativa de dar resposta às expetativas e maior exigência dos consumidores atuais.

Na 1ª vaga do Barómetro de E-commerce, confirmámos esta tendência sendo apontado como o segundo atributo mais valorizado pelos compradores, só superado pela gratuitidade da entrega.

Com o serviço CTT Now garantimos entregas em 2 horas nas áreas urbanas de Lisboa e Porto ou entregas no próprio dia para várias outras localidades de Portugal Continental.

 


O investimento em Inteligência Artificial no e-commerce

No campo tecnológico, os investimentos em IA & Data Analytics permanecem como as inovações prioritárias, enquanto o Metaverso mantém uma menor propensão para investimentos a médio prazo. As recomendações personalizadas de produtos e as ferramentas de customer service destacam-se entre as aplicações de IA para as quais as empresas têm alocado mais investimento.

O e-commerce está em  grande expansão em Portugal e nós estamos na linha da frente para capturar essa tendência, através do desenvolvimento de projetos e soluções que potenciem este ecossistema. Ambicionamos disponibilizar soluções e serviços que primem pela sua fiabilidade, simplicidade, agilidade e conveniência.

 

Conheça os resultados da  1ª vaga do Barómetro de E-commerce e fique a par de todas as tendências de consumo e os atributos mais valorizados por empresas e clientes no primeiro trimestre de 2024

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