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Como dinamizar o seu negócio através das redes sociais
Voltar à página principalOs compradores estão cada vez mais envolvidos na pesquisa online e expostos constantemente a estímulos de compra, tendo à sua disposição uma grande variedade de produtos. Com tantas opções, sabe de que forma pode destacar o seu negócio?
Já não basta simplesmente manter uma presença online, é necessário estabelecer uma estratégia de marketing digital coerente com a identidade da sua marca, adequada ao seu público-alvo e que acrescente valor a quem o segue.
Neste artigo, apresentamos alguns dos pontos que deve ter em consideração ao delinear a sua estratégia de ação nas redes sociais.
Presença nas redes sociais
Atualmente, a jornada do consumidor inicia-se predominantemente nos canais digitais e os pequenos negócios já percecionam as redes sociais como um canal de venda que permite lançar, testar e otimizar processos.
Mais do que isso, as redes sociais são plataformas que lhe permitem estabelecer relações de maior proximidade, tornando o seu negócio numa primeira opção para os seus atuais clientes, captando simultaneamente a atenção de potenciais clientes.
Para o efeito, é muito importante criar um perfil que represente a identidade própria da sua marca e que permita o reconhecimento imediato dos seus valores e da sua oferta de produtos e serviços. Deve selecionar e estar presente nas redes sociais que mais se adequem ao público com quem pretende comunicar.
Conteúdos úteis e relevantes
Uma estratégia de marketing digital bem-sucedida para as pequenas e médias empresas concentra-se numa forte presença digital com conteúdos úteis e relevantes.
As marcas apostam cada vez mais no online e o primeiro passo é construir as bases para um crescimento orgânico do negócio. Comece por se organizar ao elaborar um calendário de publicações para as redes sociais, foque-se na especificidade de cada canal para aumentar o seu alcance e invista na produção de conteúdos não só informativos, mas também interativos.
É essencial procurar dar resposta às “dores” dos seus seguidores e adaptar os seus conteúdos ao seu propósito, tendo em consideração que o mesmo conteúdo pode não servir para diferentes canais e que cada consumidor estará numa fase diferente na sua jornada de compra. Se o grande objetivo é divulgar a sua marca, é nisso que deve concentrar os seus esforços.
Comunidade
Apesar das redes sociais não serem, habitualmente, o principal meio para a pesquisa de produtos, esta tendência está a crescer e é nas redes sociais que os consumidores encontram uma comunidade com quem se podem informar. É essencial promover a fidelização dos seus clientes e para isso deve criar um espaço digital que lhes acrescente valor e lhes traga um sentimento de pertença.
A pesquisa de avaliações de experiências de compra e relativamente aos produtos tem também um papel determinante na tomada de decisão de envolvimento com as marcas por parte dos seus seguidores. Desta forma, trabalhar a comunidade das suas redes sociais é uma vertente fundamental para que haja uma partilha de experiências positivas e que não só espelhe a satisfação dos seus clientes, como também atraia novos consumidores.
Adicionalmente, as redes sociais são uma ótima via para estar presente na vida dos seus seguidores, implicando uma preocupação em apoiar o processo de compra, esclarecer dúvidas e interagir ativamente na comunidade.
Investimento publicitário
A alta penetração dos dispositivos móveis obrigou a repensar a experiência em toda a jornada de compra online. É importante garantir que todos os canais de venda estão interligados e que as redes sociais, uma das montras do seu negócio e consequente fonte de tráfego para a sua loja online, apresenta de forma clara a sua oferta e estabelece essa ponte para uma experiência de compra prática e conveniente.
Através da presença digital é possível alavancar o conhecimento da sua marca, aumentar vendas ou dar visibilidade para o lançamento de um novo produto ou serviço, e muitas são as marcas que, além do esforço orgânico, reforçam o investimento publicitário neste canal.
Embora desenvolver campanhas de promoção online dos seus produtos possa parecer complexo, pode tornar-se num processo bastante simples e intuitivo ao utilizar algumas ferramentas self-service disponíveis no mercado. É o caso da plataforma de soluções de publicidade - Criar Campanha CTT Ads (Media Digital), que lhe permite elaborar campanhas e ajudar na divulgação das suas iniciativas.
Qual a diferença entre comunicação para a sua comunidade e investimento publicitário?
A comunicação para a sua comunidade assenta sobretudo em criar conteúdos relevantes nas redes sociais para que os seguidores da sua marca interajam consigo afim de obter mais informação sobre os seus produtos, serviços e valores da sua marca. No entanto, o alcance dessa comunicação está muitas vezes circunscrito a esse universo de seguidores.
Já a comunicação com investimento publicitário em redes sociais permite alcançar um universo de utilizadores dessas mesmas redes sociais que ainda não seguem a sua marca, mas que dadas as suas características e gostos podem manifestar interesse pelos seus produtos ou serviços e assim visitar o seu website ou passar a seguir a sua página da rede social em questão.
Ambas as comunicações são importantes, pois se o investimento publicitário o ajuda a crescer em número de visitantes ao seu website e seguidores das suas redes sociais, uma estratégia bem delineada de alimentação das suas redes sociais é fundamental para os manter interessados e fiéis à sua marca.
Em que consiste a solução Criar Campanha CTT Ads (Media Digital)
Esta plataforma multicanal permite-lhe fazer a promoção do seu negócio de forma autónoma, sem necessidade de conhecimentos técnicos ou custos de adesão.
Disponibilizamos várias soluções para comunicar o seu negócio desde soluções mais tradicionais de correio publicitário entregue na caixa de correio e envio de SMS e e-mail marketing, até comunicação online através da presença em redes sociais como o Facebook e o Instagram. Esta é uma alternativa que lhe permite fazer uma comunicação de forma rápida, segmentada e direcionada para um público-alvo específico.
Isto significa que consegue escolher os fatores demográficos e/ou geográficos pertinentes para as necessidades do seu negócio, podendo a sua campanha ser ativada tendo em conta a relevância do contexto e/ou o comportamento de navegação dos utilizadores. É aí que o seu investimento será concentrado e otimizado, beneficiando de um parceiro especialista que desenvolverá um conjunto de ações que se ajustam aos seus objetivos e orçamento.
Seja de forma orgânica ou paga, o crescimento do seu negócio nas redes sociais é indispensável para se manter competitivo e presente na mente dos seus consumidores.
As redes sociais são uma ótima plataforma para promover a interação e estabelecer proximidade com os seus seguidores e também para os auxiliar nas suas jornadas de compra. Os conteúdos apresentados devem ser úteis, relevantes e adequados ao canal em que estão a ser partilhados, sem nunca descurar as necessidades do seu negócio.
Se o mundo digital o coloca fora da sua zona de conforto, procure parceiros que o ajudem a concentrar os seus esforços e melhorar os seus resultados.