O e-Commerce está em constante evolução e apresenta tendências de crescimento que tornam essencial o seu acompanhamento. Sabendo da importância desse acompanhamento, os CTT realizam um estudo anual que se traduz no e-Commerce Report, com auscultações trimestrais, por via dos Barómetros, que têm como principal objetivo verificar em que medida as principais tendências identificadas no estudo anual se manifestam no ano seguinte.
O aumento nas vendas online mantém-se
Conforme identificado no CTT e-Commerce Report de 2023 e na 1ª Vaga do Barómetro deste ano, as empresas portuguesas apontam para um crescimento generalizado das vendas online. Esse crescimento foi assumido por 71% dos inquiridos e 44% indicam mesmo que o crescimento será superior a 10%, reforçando as previsões de crescimento do e-Commerce a um ritmo superior a dois dígitos.
Se olharmos para os resultados do 1º semestre, já são visíveis as tendências preconizadas pelo estudo de 2023. Contudo, quando questionados sobre as perspetivas para o 2º semestre de 2024, os inquiridos antecipam um crescimento ainda maior, pelo que tudo indica que 2024 tem condições para ser mais um ano com taxas de crescimento acentuadas no e-Commerce em Portugal.
Importa também referir que grande parte dos inquiridos indica que o peso do e-Commerce no total das vendas já superou os 10% e tem revelado uma tendência igualmente crescente.
Apesar das perpectivas de crescimento do e-Commerce em Portugal, é de referir que ainda se situam bastante abaixo da média do mercado global.
Urgência e conveniência: fatores relevantes nas entregas
Sabemos que um fator fundamental para o sucesso do e-Commerce se prende com a satisfação do cliente com a experiência de compra, sendo que as entregas de encomendas desempenham um papel fundamental nessa avaliação. É cada vez mais evidente que as empresas se preocupam em acompanhar as necessidades dos seus consumidores, disponibilizando soluções de entrega que correspondam às expetativas geradas.
Nesta 2ª Vaga do Barómetro CTT e-Commerce, observa-se uma preocupação crescente com a disponibilização de entregas urgentes, isto é, feitas no próprio dia em que a encomenda é submetida pelo cliente. Consequentemente, 45% dos inquiridos revela já disponibilizar essa opção e cerca de 32% indicam poder vir a fazê-lo num futuro próximo.
Outra das tendências mais notáveis é o aumento da preocupação dos e-sellers em oferecer opções de entrega para locais que não se limitam apenas ao domicílio, reconhecendo que muitos consumidores não estão em casa durante o horário de entrega. Assim, verifica-se que opções como a entrega em pontos de conveniência (por norma lojas parceiras ou do próprio distribuidor, que estão disponíveis em horários e localizações convenientes para os consumidores), click & collect (em que o comerciante disponibiliza a entrega da encomenda nas suas lojas próprias) e a entrega em cacifos (através de cacifos localizados em locais de acesso público e horário alargado que dispensam atendimento humano) são as opções com maior tendência de aposta por parte dos comerciantes.
A Inteligência Artificial é um dos focos principais dos comerciantes
A Inteligência Artificial encontra-se na agenda da grande maioria das empresas e o setor do e-Commerce não é exceção. Identifica-se que as áreas onde o investimento em Inteligência Artificial recolhe mais interesse por parte dos comerciantes é na aplicação em Recomendações de Produtos e Serviços e na vertente de Customer Service (chatbots e assistentes virtuais).
Há também uma forte tendência de investimento em análise de dados, que atua como suporte às aplicações de Inteligência Artificial, permitindo que esta funcione com dados mais completos e precisos. Estes dados dão origem a melhores tomadas de decisão, alinhadas com as expectativas dos consumidores e com os objetivos de negócio definidos pelos comerciantes.
Descarregue o documento da 2ª Vaga do Barómetro CTT e fique a par das conclusões partilhadas por um painel de cerca de 50 especialistas na área do e-Commerce em Portugal