As tendências do e-commerce em 2023

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Após o crescimento notório do e-commerce em Portugal e a nível global devido à pandemia, esta tendência mantém-se, mas mais moderada.


"À semelhança das suas edições mais recentes, o CTT e-Commerce Report 2023 tem por base um amplo estudo de mercado realizado no 1º semestre de 2023 a e-buyers, e-sellers e operadores de logística e entregas, mas com foco muito vincado nos e-buyers.

Continua estruturado em torno da customer journey (compreendendo as etapas de pré-compra, compra e pós‑compra) do e-buyer português, analisando o seu perfil, comportamentos e perceções em cada uma destas etapas. Mas este ano, como novidade, destaca e dá mais detalhes
às categorias de produtos que são top de vendas online.

Após o “grande salto” do e-commerce com a pandemia, devido aos longos períodos de confinamento nos anos de 2020-2021, o ano de 2022 evidenciou uma clara desaceleração do crescimento do e-commerce em Portugal e a nível mundial, amplificada pelo início da guerra da Ucrânia e seus efeitos adversos na economia.

O ano de 2023 já evidencia alguma retoma, ainda que tímida, em algumas geografias, mas as expetativas, com a emergência de uma nova guerra no médio Oriente, não são muito favoráveis. No entanto, não podemos deixar de relevar, apesar destes percalços
de conjuntura incerta e adversa, que estamos claramente num patamar muito superior em termos do desenvolvimento do e-commerce em Portugal, quando comparado com o ano de 2019."

Alberto Pimenta_diretor de e-commerce_CTT Correios de Portugal-1

Alberto Pimenta - Diretor de E-commerce

CTT Correios de Portugal


Evolução do e-commerce em Portugal 

De forma global, o e-commerce em Portugal mantém uma tendência de crescimento, embora mais moderada, sendo de destacar o setor de serviços, o qual apresenta uma tendência crescente face ao setor do retalho de produtos justificada com a disponibilização de jornadas de adesão totalmente digitais a serviços.

No que respeita ao universo de portugueses que realizam compras online, embora tenha crescido em número, esse crescimento foi pouco expressivo podendo dizer-se que se encontra estável.

De acordo com o e-Commerce Report, estima-se que o universo de compras online em Portugal ultrapasse os 10 mil milhões de euros no final de 2023, sendo de salientar a aproximação do comércio online de serviços face a produtos, sendo a representatividade de ambos quase equitativa nas previsões para 2023.

 


1. Perfil e comportamento do consumidor  (e-buyer)

Para conhecer o perfil de quem compra online em Portugal, os fatores preponderantes são a idade e localização geográfica. É possível observar, no universo de compradores em Portugal, uma forte incidência nos grupos etários entre os 25 e os 54 anos notando-se um crescimento de escalões etários mais elevados, o que representa uma aposta das marcas em definir estratégias para chegar ao mercado sénior.

No que diz respeito à localização geográfica dos e-buyers, é de salientar uma predominância das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, o que representa mais de 50% do total de compras online. Se acrescermos a estas as regiões do Norte e Centro de Portugal Continental, temos quase 92% do total das compras online realizadas pelos Portugueses.

No e-Commerce Report notamos uma ligeira inversão no que toca ao género predominante dos e-buyers, tendo-se verificado que em 2022 eram sobretudo mulheres quem efetuava compras online, mas em 2023 os homens ganham preponderância nas compras realizadas online. O seu perfil socioeconómico continua a superior à média nacional, verificando-se que nos escalões de rendimentos do agregado superiores a 1600€ mensais são onde se concentram a maioria dos e-buyers, tendência essa que ficou ainda mais vincada em 2023 face a 2022.

 


2. Perfil de compras

Em 2023 verificou-se uma ligeira diminuição do número médio de compras online realizadas por cada e-buyer, mas o valor médio gasto e o número médio de produtos por compra aumentou.  É de salientar ainda que a percentagem de e-buyers que realizam pelo menos uma compra online por mês aumentou de 2022 para 2023.

Relativamente ao aspeto mais qualitativo do perfil de compra, salientamos que a esmagadora maioria dos e-buyers manifestam satisfação com a experiência de compra online e a tendência para aumentarem a utilização deste canal é superior aos que indicam ter tendência para diminuir.

Importa ainda referir que a grande maioria das compras online ainda são entregues ao domicílio ou em outras moradas indicadas pelos e-buyers, sendo muito residual a recolha em lojas dos vendedores.

 


3. Envolvimento com a internet

Dados do e-Commerce Report indicam que os consumidores portugueses continuam a ter um elevado envolvimento com as redes sociais, dando principal destaque ao Facebook e ao Instagram, mas são as plataforma Tik Tok e Instagram que mais se destacam em termos de crescimento.

O smartphone é o meio mais utilizado no processo de pesquisa de produtos e serviços, embora nem sempre a compra seja concretizada através do mesmo, continua a haver uma preferência em realizar compras através de um computador.

 


4. Motivos para a compra online

A conveniência e facilidade de compra e a possibilidade de comprar a qualquer hora são as principais razões para a preferência do canal online. No entanto, num contexto onde o custo de vida é cada vez mais relevante, o fator preço apresentou no e-Commerce Report  um crescimento acentuado passando a ser também um dos fatores mais relevante no processo de decisão de compra.

Estas expectativas por parte dos consumidores levam a que as empresas tenham a necessidade de repensar as suas estratégias de venda online, desenvolvendo soluções mais convenientes para o comprador, não esquecendo o fator preço, pois os e-buyers esperam preços iguais ou inferiores aos das lojas físicas. 

 


5. Categorias procuradas

No último ano houve um crescimento quase generalizado de compras online na maioria das categorias de produtos. No entanto, verificou-se um decréscimo da procura tanto no canal online como nas lojas físicas nas categorias de Vestuário e Calçado, Livros e Filmes, Refeições Prontas e Entregues em Casa e Telemóveis no canal online.

As categorias de produtos mais procuradas continuam a ser Vestuário e Calçado, Equipamentos Eletrónicos e Informáticos, Higiene e Cosmética. A categoria Acessórios de Moda foi a que apresentou o crescimento mais significativo de 2022 para 2023.

É de referir que estas mesmas categorias têm também uma forte expressão no mercado de compras em 2ª mão.

 


6. Impacto nos vendedores

O canal de venda online tem vindo a consolidar-se independentemente da dimensão do negócio (grandes e pequenos vendedores) e do setor de atividade, verificando-se que de ano para ano são cada vez mais os vendedores que indicam que o e-commerce é a sua atividade principal.

De acordo com o e-Commerce Report, a grande maioria dos vendedores inquiridos (73,9%) perspetivam um incremento das vendas online no ano de 2023.

É ainda expectável a aposta na diversificação de pontos de entrega alternativos ao domicílio para satisfazer cada vez mais as necessidades dos e-buyers, pode ler mais sobre isso no nosso artigo "Como podem os Pontos de Entrega ajudar a dinamizar o e-commerce".

Fique a par de todas as tendências de e-commerce para este ano e prepare o seu negócio para satisfazer todas as necessidades dos seus compradores.

Obter CTT e-Commerce Report 2023

 

 


Perspetivas de futuro

Os últimos anos vêm confirmar que o e-commerce não é uma moda passageira, em alguns casos é a mais importante fonte de negócio de alguns vendedores.

Como perspetivas futuras, apontamos para estimativas de continuação de crescimento, quer em valor quer em número de compras online. 

Verifica-se uma tendência que importa acompanhar de futuro, de polarização da procura de prazos de entrega. Há e-buyers que valorizam as entregas rápidas, muitas vezes até no próprio dia, e outros dão prioridade a modos de entrega mais espaçados no tempo (superiores a 3 dias). Esta tendência está relacionada com a necessidade do e-buyer e com a categoria dos produtos comercializados, representando um desafio para os vendedores na medida em que devem procurar uma maior diversidade nas opções de entrega. Se necessita de uma solução de entregas no próprio dia, consulte a nossa solução CTT Now.

Acompanhe o nosso blog e descubra as melhores estratégias para impulsionar o seu negócio online. Faça download do e-Commerce Report e comece já a caminhar para o futuro.