O potencial da Publicidade Física numa Era Digital

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A anunciada substituição da publicidade destinada às caixas de correio, pelos canais digitais, está longe de acontecer. Na verdade, a opção pelo correio físico é uma oportunidade única que continua a ser explorada em vários outros países.

No passado dia 18 de janeiro, convidámos parceiros e clientes a estarem presentes num evento onde foram partilhadas experiências e apresentadas algumas das tendências para este ano em vários setores, nomeadamente a da publicidade.

De entre os oradores convidados destacamos Pedro Graça, da agência Havas, que abordou o tema da “Complementaridade entre a publicidade física e digital", onde foram identificadas as vantagens e a eficácia do correio publicitário num mundo sobrecarregado de mensagens digitais. Relembrou a necessidade de quebrar a distração digital com um momento “mágico” que um suporte físico pode proporcionar, envolvendo os cinco sentidos e muita criatividade, para além da importância da personalização das mensagens.

 


No passado os e-mails estavam vazios e as caixas de correio cheias, hoje verifica-se o inverso 

Embora as tendências atuais de comunicação com os públicos-alvo estejam cada vez mais voltadas para os canais digitais, verifica-se que os portugueses ainda mantêm o hábito de verificar regularmente a sua caixa de correio. Semanalmente, 90% dos portugueses verificam a sua caixa de correio e mais da metade fazem-no várias vezes por semana. Um dado importante é o facto de 77% dos inquiridos afirmarem que se recordam da publicidade recebida na sua caixa de correio.

Ainda é de realçar que os portugueses gastam, em média, cerca de 2 minutos a ler o correio que recebem, e que o mesmo fica cerca de 4,5 dias em casa, o que indica que existe uma grande probabilidade de a mensagem ser lida mais do que uma vez.

Considerando que os canais digitais estão a ser cada vez mais usados de forma massiva em detrimento do canal físico, é de salientar que uma comunicação bem concebida e direcionada através dos meios físicos, como o correio, pode ser altamente diferenciadora se a mensagem for atraente e interessante para que o destinatário não a descarte imediatamente, mas sim a leve da caixa do correio até sua casa. Conclui-se assim que a publicidade física se apresenta como uma oportunidade que pode e deve ser explorada.

Neste artigo damos-lhe dicas de como tornar a publicidade digital sua aliada.

 


Cative um público cada vez mais digital

  1. Quebre a distração digital. Existe uma sobrecarga evidente de informações online, onde o correio físico pode destacar-se proporcionando uma pausa bem-vinda da constante inundação de e-mails ou SMS;
  2. Proporcione um momento mágico. Não são apenas as ferramentas digitais que podem proporcionar momentos "mágicos". A tecnologia implementada em meios analógicos e a criatividade, quando bem aplicadas, podem tornar as comunicações tão ou mais cativantes do que as digitais;
  3. Personalize ao máximo. O correio publicitário permite uma personalização mais detalhada, oferecendo uma abordagem mais direcionada, em comparação com os e-mails e SMS, que podem ser demasiado genéricos.
1- Direct mail realizado pela Kit Kat no Reino Unido. Clique sobre a imagem para saber mais.
2- Direct mail realizado pela Lexus aquando do lançamento do modelo GX, destacando uma das vantagens do novo modelo. Clique sobre a imagem para saber mais.
3- Direct mail com o objetivo de gerar notoriedade para o dia mundial da água. Clique sobre a imagem para saber mais.
4- Ikea colocou um anúncio em revistas onde apelava à realização de um teste de gravidez e caso o resultado fosse positivo o cliente obtinha um desconto direto no anúncio. Clique sobre a imagem para ver o vídeo.

 


 

Crie complementaridade entre a publicidade física e a digital

Atualmente é perfeitamente possível criar uma ação de comunicação impactante e criativa usando meios analógicos como o papel, interligando essa publicidade com meios digitais, através do uso de QR Codes ou short URLs (que permitem direcionar os destinatários das mensagens para landing pages de campanha ou para outros conteúdos digitais) e também usar códigos promocionais específicos da campanha para medição de resultados. 

Abordagens criativas e inovadoras muitas vezes geram resultados mais eficazes e impactantes. Apresentámos alguns exemplos, uns mais dispendiosos do que outros, mas o objetivo principal era o de demonstrar que ações realizadas em meios físicos podem complementar de forma muito significativa as ações realizadas em meios digitais, alcançando um público que pode não estar a ser impactado pelos seus esforços digitais.

A conexão entre os meios fisicos e digitais vai permitir medir com mais precisão a eficácia da campanha e o impacto efetivo da mesma no seu negócio.

Conheça em maior detalhe as soluções de publicidade que temos para si

 

Saiba mais

CTTAds_regra de ouro_interligação entre publicidade física e digital-1