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Os desafios da transformação digital nas empresas
Voltar à página principalAtualmente, vários setores enfrentam profundas alterações impulsionadas pela crescente digitalização e pelas mudanças nos hábitos e comportamentos dos consumidores que se revelam cada vez mais exigentes. A procura contínua por novas formas de comunicar, vender, oferecer maior conveniência e mais rapidez na prestação dos serviços, faz das soluções digitais um elemento-chave no panorama empresarial.
“Os desafios da transformação digital” foi uma das temáticas abordadas no Evento CTT, que reuniu colaboradores, parceiros e clientes, onde vários intervenientes reforçaram a importância e vantagens das soluções digitais no dia a dia das empresas. Bruno Padinha, Chief Digital Officer do Grupo Impresa, falou sobre a expansão digital no negócio do Expresso e a sua rentabilização: “No Jornal Expresso, cedo percebemos a urgência de explorar como oportunidade a «ameaça digital» que concretizamos numa oferta digital que inova e expande a clássica oferta em papel”.
Os desafios são oportunidades
É um facto que a digitalização e o crescimento do e-commerce tem vindo a impulsionar mudanças significativas, nas exigências dos consumidores, que cada vez mais procuram marcas que oferecem uma maior conveniência e rapidez. Para fazer face a essa premissa muitas empresas viram nas “one-stop-shops” uma oportunidade de se tornarem uma referência para os consumidores, oferecendo uma opção de venda que reúne num só local diversos produtos ou serviços. Contudo, as exigências dos consumidores têm levado igualmente a uma desaceleração nas cadeias brick-and-mortar (lojas físicas), aumentando, assim, a relevância social e económica das redes postais como suporte ao e-commerce.
Os ajustes em prol da evolução digital
A era digital tem revolucionado a maneira como muitas empresas fazem a gestão dos seus negócios e como interagem com os seus clientes. Cada vez mais as organizações enfrentam a urgência de transformar as suas práticas baseadas na utilização intensiva de papel, em procedimentos maioritariamente digitais. Esta mudança é fundamental, pois permite às empresas inovar com o objetivo de não apenas modernizar os processos, mas também otimizar a eficiência operacional, a fim de facilitar adaptação às mudanças no mercado e às preferências dos clientes.
A transição para processos digitais não só reduz a dependência de documentação física, como também permite uma gestão de informação mais eficaz e acessível. Com vista a dar resposta às necessidades do mercado no âmbito da desmaterialização e digitalização/produção de documentos, oferecemos-lhe diversas soluções:
E-Carta - uma solução simples e intuitiva que permite criar correspondência diretamente de um computador e enviá-la com apenas alguns cliques, poupando tempo e recursos;
ViaCTT - uma solução que permite receber correio digital e efetuar pagamentos de forma fiável e segura. Todos os utilizadores são devidamente identificados garantindo assim a segurança das comunicações entre as entidades e os respetivos destinatários;
Recibos Online - uma solução de digitalização de faturas geradas nos pontos de venda, que permite aos retalhistas eliminar a tradicional impressão em papel, substituindo-a por uma versão eletrónica, legalmente válida, que pode ser automaticamente enviada para os consumidores. Um exemplo notório do uso de Recibos Online é o do Continente, que através da sua app, disponibiliza aos clientes a consulta das faturas das suas compras.
A gestão e o processamento da regulamentação
Com regulamentações cada vez mais exigentes, as empresas enfrentam necessidades específicas no cumprimento de leis e respetivos procedimentos. Uma dessas necessidades passa por implementar um canal interno de denúncias para empresas com 50 ou mais trabalhadores em virtude do cumprimento da Lei 93/2021. Esta norma obriga tanto entidades públicas como privadas a estabelecerem mecanismos eficientes para receber denúncias de irregularidades e ilegalidades que ocorram durante a sua atividade.
Neste contexto, disponibiliza-mos uma plataforma digital dedicada para a gestão e processamento de denúncias sobre as empresas - Portal da Denúncia - um meio seguro e organizado para as empresas atenderem às diretrizes legais estabelecidas.
A importância da presença digital
Num mercado em constante evolução, é preciso estar atento às novas tendências. Em particular, é preciso estar atento às soluções de comunicação e presença digital que impactam o dia-a-dia das organizações, nomeadamente ao nível da receita, experiência de cliente e custos operacionais. Com isso em mente, as principais prioridades a curto prazo das empresas devem ser:
- Fomentar e promover a utilização de meios de comunicação certificados (como a Via CTT, email e/ou Whatsapp) que garantam o cumprimento da Lei e que facilitam os processos operacionais das empresas, como por exemplo, notificações críticas e de contratação;
- Apostar na omnicanalidade, oferecendo aos clientes opções adicionais de comunicação interna ou externa com a sua empresa através de implementação, por exemplo, de Chatbots ou LiveChats de resposta rápida e objetiva;
- Continuar a melhorar a oferta com soluções que visam apoiar e acelerar a transformação digital dos clientes, nomeadamente com facilitadores na construção e manutenção de sites, lojas virtuais, redes sociais, incentivando o desenvolvimento de plataformas agregadoras com o objetivo de aumentar a visibilidade dos intervenientes, as receitas e a eficiência operacional.
Num contexto de profunda transformação, o desafio passa por encarar os obstáculos como oportunidades. Nos CTT, temo-nos vindo a adaptar às mudanças com soluções cada vez mais integradas e diversificadas ao longo da cadeia de valor desde a criação de lojas online, publicidade, pagamentos, logística até à entrega ao cliente final. É com esta entrega total, que uma empresa com mais de 500 anos de história, continua na vanguarda, oferecendo soluções robustas, atuais e alinhadas com as expectativas e necessidades dos clientes.