A influência dos folhetos de retalhistas na decisão de compra

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A publicidade física influencia 1/4 dos consumidores na sua tomada de decisão de compra.

Disponibilizar folhetos nas caixas de correio para expor produtos e promoções é uma técnica utilizada já há muito tempo como forma de publicitar os negócios.

Com a revolução do online, muitas foram as empresas a recorrer a alternativas digitais e a encarar esta presença como a sua principal montra de negócio. Se por um lado os meios digitais continuam a ganhar peso no mix de marketing da maioria das empresas, a aposta em meios publicitários físicos não deve ser esquecida, quer seja através da distribuição de folhetos ou envio de publicidade endereçada.  

O segredo está em encontrar um equilíbrio entre investimento nos diversos canais, digitais e físicos, como suporte a uma estratégia de comunicação diversificada e que consegue chegar aos diversos públicos da sua marca.

Descubra o impacto da comunicação em papel nos consumidores.   

 

InfIuência da decisão de compra

Segundo dados avançados pela Gfk na 27ª conferência “Gfk Tech Market Insights’23”, o fator determinante para os consumidores considerarem adquirir um produto é o preço e/ou a promoção (69%), seguido pela disponibilidade de stock (35%) e a conveniência (28%).

Entre os elementos influenciadores na tomada de decisão de compra encontra-se a publicidade, principalmente os folhetos, que influenciam 24% das decisões, seguido da comparação de preços online e das recomendações em loja que representam 21% e 6% respetivamente.

É de notar uma preocupação crescente dos retalhistas em disponibilizarem informação completa e clara sobre os produtos e serviços, valor final da compra, processo de compra e processo de devoluções. E de que forma?

 

Online vs Offline

Se leu o nosso artigo sobre as tendências do e-commerce em Portugal, sabe que o canal de venda online está a consolidar-se e perspetiva-se um incremento das vendas online no ano de 2023, com um peso cada vez maior no total de vendas das empresas.

No entanto, é muito claro que o canal de venda online deve funcionar, principalmente, em complementaridade ao canal físico. Não se trata de uma substituição de estratégias, mas sim em apostar na omnicanalidade e diversidade nas opções de acesso aos produtos e comunicação com os clientes.  

 


Publicidade física e correio publicitário

Nos dias de hoje, muitas são as empresas que apostam no digital para comunicar com os clientes, mas são as campanhas multicanal que apresentam os melhores resultados, evidenciando que a aposta em publicidade física, como é o exemplo dos folhetos ou publicidade endereçada, continua a ser muito relevante.

 

1. Integração com meios digitais

Segundo estudos, 27% dos consumidores que reparam em publicidade física tem tendência para visitar o site da marca e 22% demonstram intenção de compra. Na generalidade, 82% dos consumidores confia mais em publicidade física para decisões de compra, o que dá aos folhetos uma ótima oportunidade de apresentarem a sua oferta e transportarem os seus clientes para o digital.

São diversas as ferramentas disponíveis para cruzar os dois mundos. Pode incluir no correio publicitário elementos como o QR code, códigos promocionais, short URLs, que o interligam com os meios digitais, estimulando o tráfego para os sites e impulsionando as vendas online. Estas ferramentas conferem ainda a vantagem de lhe permitir medir a eficácia da sua campanha, desde a aquisição de tráfego à conversão.

 


2. Impacto e eficácia

Com a quantidade de informação e estímulos que os consumidores enfrentam no online, é muito difícil ser diferenciador e memorável.

No entanto, essas são as vantagens da publicidade física, que gera maior interação e resultados quase imediatos. É o caso do correio publicitário que não pode ser apagado, não vai para o spam e é o meio que mais capta a atenção por ser tão exclusivo.

Este meio possui ainda outros atributos, como por exemplo: é guardado quando a sua informação é do interesse do destinatário e hoje em dia é um meio onde existe pouco ruído quando comparado com meios digitais, pois a sua utilização é inferior, o que significa que uma mensagem da sua marca através de correio publicitário, ou de folhetos, tenderá a ter mais impacto aumentando o tempo de atenção do destinatário.

 


3. Originalidade

Através de materiais físicos pode dar largas à imaginação e criatividade e integrar experiências sensoriais na sua publicidade.  A partir de efeitos visuais, do tato, do olfato e do paladar deixe os seus consumidores envolvidos na sua comunicação e à espera do próximo movimento. Pode até estimular a experimentação do seu produto através do envio de amostras.

Está demonstrado que, face a estas experiências inovadoras que envolvem mais do que o toque, os consumidores apresentam  uma motivação para dar resposta para além de 20% acima de qualquer outro tipo de publicidade.

 


4. Retorno sobre o investimento

O correio publicitário é o meio de publicidade com o ROI mais elevado, uma vez que representa um baixo custo para impactar grandes públicos em pouco tempo e possui uma elevada taxa de leitura. Cerca de 72% dos consumidores lê imediatamente o seu correio assim que o recebe e ao enviar publicidade para casa, existe uma maior probabilidade de alcançar mais do que um único membro de um mesmo lar.

Além disso, é importante ter em consideração que campanhas que combinem o físico e o digital apresentam 400% mais eficácia do que outro tipo de campanhas isoladas.

 


Como promover o seu negócio?

Na nossa plataforma Criar Campanha CTT Ads tem tudo o que necessita para promover o seu negócio de forma autónoma podendo criar e enviar campanhas, físicas ou digitais.  

Tem ao seu dispor campanhas de email, SMS, distribuição de folhetos nas caixas de correio, envio de correio publicitário endereçado ou a possibilidade de realizar campanhas pagas em Facebook, Google Adwords e display em sites nacionais.

 

O panorama de compra está em mudança e, cada vez mais, o canal online deve ser visto como um meio complementar aos esforços no canal offline. Por isso mesmo, os meios publicitários físicos não podem ser deixados de parte e devem ser considerados numa estratégia de comunicação multicanal para a máxima eficácia.

A publicidade é um dos elementos influenciadores na tomada de decisão de compra e os folhetos são uma das várias alternativas que tem à disposição para impactar os seus clientes, expondo claramente os seus produtos, respetivos preços ou promoções e o processo de compra. Seja original, capte a atenção dos consumidores e aproveite-se da exclusividade que os meios físicos oferecem face ao número elevado de estímulos que recebemos no digital.

 

 

Fontes:
1.  Newsworks (2020). Print Vs. Digital Advertising. Retirado de Newsworks.
2. Burstein (2017). Marketing Chart: Which advertising channels consumers trust most and least when making purchases.
3. R.C. Brayshaw (2020). How Effective Is Print & Direct Mail Marketing?
4. Lob (2022). The State of Direct Mail - Consumer Insights.

5. Top Media Advertising (n.d.). Top Print Advertising Statistics and Effectiveness.