Após o crescimento notório do e-commerce em Portugal e a nível global devido à pandemia, esta...
O panorama ibérico do e-Commerce em 2024
Voltar à página principalNesta 9ª edição do CTT e-Commerce Report incorporámos as tendências do setor a nível ibérico.
"Este ano, e pela primeira vez, o CTT e-Commerce Report apresenta uma abrangência ibérica, analisando a customer journey (compreendendo as etapas de pré-compra, compra e pós-compra) dos e-buyers português e espanhol, analisando os seus perfis, comportamentos e perceções em cada uma destas etapas.
Continuamos a revelar com mais detalhe as categorias de produtos que são top de vendas online e reforçámos com testemunhos de personalidades relevantes do mundo do e-commerce em Portugal e Espanha, as perceções do mercado em torno de 6 temas e/ou tendências do e-commerce: a sustentabilidade, a importância das devoluções, as entregas instant and sameday delivery, o boom do e-commerce C2C e venda de produtos em segunda mão, a nova vaga de soluções de entrega out-of-home e o inquestionável impacto da IA no e-Commerce.
Em termos da evolução e valor do mercado do e-commerce na Ibéria, podemos afirmar que, após a desaceleração verificada em 2022, os anos de 2023 e 2024 já revelam crescimentos interessantes. As estimativas de crescimento anual para Portugal e Espanha situam-se na ordem dos 9% a 11%, apontando-se para cerca de 112 mil milhões de euros o valor do mercado ibérico de e-commerce global (goods and services) em 2024, sendo que o mercado espanhol é cerca de 8 vezes o mercado português. Os níveis de penetração do e-commerce (i.e., peso das vendas de e-commerce no total das vendas do setor do retalho) na Ibéria são ainda relativamente baixos (8% e 11%, respetivamente para Portugal e Espanha) quando comparados com as melhores práticas (24%, valor de referência), o que continua a perspetivar grande potencial de crescimento para os próximos anos."
Evolução do e-commerce em Portugal e Espanha
Comparativamente a 2023, verifica-se um crescimento do total de compradores em lojas online, tanto em Portugal (2%) como em Espanha (3%). Mas é sobretudo no valor do e-commerce que se verificam os maiores crescimentos, sendo que se estima para 2024 que a venda de produtos cresça em Portugal na ordem dos 14,6% e em Espanha na ordem dos 10,3%. Já a venda online de serviços também apresenta uma tendência crescente, devendo situar-se na ordem dos 4,7% em Portugal e 12,1% em Espanha.
Em Portugal a venda online de produtos corresponde à maioria do valor gerado pelo setor do e-commerce e tende a aumentar a sua representatividade pois terá uma taxa de crescimento superior à venda online de serviços. No entanto em Espanha o cenário inverte-se, sendo já a venda online de serviços superior à venda de produtos, e apresentando uma tendência de crescimento também superior à tendência de crescimento da venda de produtos.
1. Perfil e comportamento do consumidor (e-buyer)
Para conhecer o perfil de quem compra online em Portugal e em Espanha, os fatores preponderantes são a idade e localização geográfica. É possível observar, no universo de compradores na Península Ibérica, uma forte incidência nos grupos etários entre os 25 e os 54 anos sendo que os escalões etários acima dos 45 anos continuam a crescer.
No que diz respeito à localização geográfica dos e-buyers, é de salientar uma predominância das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto no caso português, e das regiões de Madrid e Catalunha em Espanha como sendo as que apresentam maior representatividade do total de compradores online.
No CTT e-Commerce Report o perfil socioeconómico dos compradores concentra-se sobretudo nos escalões de rendimentos do agregado superiores a 1600€ mensais sendo esta tendência mais acentuda em Espanha do que em Portugal.
2. Perfil de compras
Tanto os compradores portugueses como os espanhóis realizam compras através de e-commerce pelo menos uma vez a cada 3 meses, mantendo-se em ambos os países uma predominância pela preferência por entregas ao domicílio, embora estas tendam a decrescer.
Ao nível do valor anual de compras realizadas em e-commerce pelos compradores ibéricos verifica-se uma tendência crescente, sendo de destacar que a tendência nos compradores portugueses é superior a 2 pontos percentuais, mas o valor global por comprador é superior nos compradores espanhóis.
Salientamos ainda que a esmagadora maioria dos e-buyers demonstram estar satisfeitos com a experiência de compra online e apontam a facilidade das devoluções e a rapidez nas entregas como sendo dois aspetos fortemente valorizados na tomada de decisão.
3. Envolvimento com a internet
Dados do CTT e-Commerce Report indicam que os consumidores portugueses continuam a ter um elevado envolvimento com as redes sociais, superando os compradores espanhóis. Destaca-se a fraca penetração da rede TikTok em Espanha quando comparado com Portugal, invertendo-se no que diz respeito à rede social X (ex-Twitter).
Os equipamentos móveis continuam a representar a larga maioria dos acessos a sites de e-commerce, sendo que em Espanha verifica-se uma utilização muito superior de tablets face a Portugal.
4. Motivos para a compra online
Em 2024 face aos anos anteriores, os fatores preço / promoções destacam-se ainda mais sendo já os segundo e terceiro motivos de compra em Portugal, só superados pela facilidade de compra (73,6%). No entanto, os compradores espanhóis não apontam os mesmos motivos, valorizando mais a flexibilidade de compra em qualquer horário e dia da semana.
Ao analisarmos as razões para abandono dos carrinhos de compras durante o checkout, salientamos a diferença entre o preço final face ao preço esperado como sendo a principal razão para o abandono do carrinho (63,7% em Portugal e 52% em Espanha). Isso evidencia a importância de deixar claro desde o início do processo de compra qual será o valor dos portes e se haverá algum valor adicional a ser cobrado.
Estas expectativas por parte dos consumidores levam a que as empresas possam adaptar as suas estratégias de venda online às necessidades dos compradores.
5. Categorias procuradas
Tanto em Portugal como em Espanha as categorias mais compradas online são "vestuário e calçado" e " equipamentos eletrónicos e informáticos" sendo de destacar que as categorias que mais cresceram em termos de procura online foram "produtos alimentares em lojas/sites de supermercados" e "livros/filmes" em Espanha e em Portugal foi a categoria "utensílios para o lar".
Verifica-se uma preponderância ibérica para a pesquisa online antecedendo a compra nas lojas físicas, sobretudo em categorias de produtos relacionados com tecnologia. De salientar, a tendência de maior procura em Espanha por produtos em segunda mão sobretudo nas categorias de moda e tecnologia.
6. Impacto nos vendedores
O canal de venda online tem vindo a consolidar-se independentemente da dimensão do negócio (grandes e pequenos vendedores) e do setor de atividade, verificando-se um crescimento dos vendedores que indicam que o e-commerce é a sua atividade principal. No caso de Espanha mais de metade dos vendedores possui mais de 50% das vendas assentes no e-commerce, sendo que em Portugal o número de vendedores situa-se apenas nos 37%.
Em ambos os países, os vendedores focam-se sobretudo nos mercados internos. Embora se observe um crescimento na internacionalização dos negócios, as taxas permanecem relativamente baixas, sobretudo em Portugal.
A aposta em pontos de entrega alternativos ao domicílio para satisfazer cada vez mais as necessidades dos e-buyers é transversal a Portugal e Espanha, embora com algumas diferenças. No caso de Espanha a aposta em redes de cacifos e parceiros dos comerciantes é muito superior a Portugal, que por seu lado aposta mais nas entregas nas lojas físicas do e-seller ou na rede de lojas do operador de entregas. Caso pretenda saber mais sobre as soluções alternativas à entrega ao domicílio poderá ler o nosso artigo "Como podem os Pontos de Entrega ajudar a dinamizar o e-commerce".
Perspetivas de futuro
Os últimos anos vêm confirmar que o e-commerce não é uma moda passageira, em alguns casos é a mais importante fonte de negócio de alguns vendedores.
Como perspetivas futuras, apontamos para estimativas de continuação de crescimento, quer em valor quer em número de compras online.
Os e-sellers em Espanha, tal como em Portugal, evidenciam sinais de atribuição de importância crescente a três pilares da atividade, procurando reforçar a respetiva competitividade:
- Contribuir para sustentabilidade ambiental (entregas mais sustentáveis e utilização de embalagens reutilizáveis);
- Aumentar investimento nos media digitais;
- Criar um modelo económico que permita maximizar as situações de portes grátis.
Fique a par de todas as tendências de e-commerce para este ano a nível ibérico e prepare o seu negócio para satisfazer todas as necessidades dos seus compradores