Nos últimos anos o setor do e-Commerce em Portugal tem crescido de forma contínua e sustentada, conforme demonstram os mais recentes indicadores partilhados na 2ª Vaga do Barómetro CTT.
Sabendo da importância crescente deste setor, e reforçando o compromisso de parceria e apoio às empresas, os CTT têm hoje uma vasta oferta de produtos e serviços específicos para quem vende online, independentemente do estágio de evolução em que se encontra cada negócio.
Se está a dar os primeiros passos no digital, a atravessar uma fase de crescimento ou já se encontra num estágio de maturidade elevada, temos um conjunto de soluções integradas de e-Commerce que se adaptam à sua empresa em cada momento e o ajudam a vender online.
No entanto, para conseguir alcançar os seus objetivos, é também fundamental conhecer algumas ferramentas e estratégias importantes dentro do ecossistema digital, entre elas o Search Engine Optimization (SEO).
O Search Engine Optimization (SEO) consiste num conjunto de estratégias e técnicas que, ao serem bem implementadas, permitem melhorar a visibilidade e o posicionamento de um website nos resultados orgânicos apresentados por um motor de busca, isto é, que sejam apresentados nos primeiros resultados orgânicos, excluindo os anúncios pagos.
Primeiramente, devemos esclarecer que uma estratégia de SEO, mesmo quando bem aplicada, não traz resultados imediatos, sendo estes visíveis apenas a médio/longo prazo. Isto deve-se ao facto da classificação atribuída pelos motores de busca se basear em vários fatores, entre os quais a relevância das páginas do seu website para quem as visita ao longo do tempo.
Embora existam inúmeros fatores e variáveis a considerar, neste atrigo vamos abordar alguns dos pontos que pode aplicar já hoje, com baixa complexidade, e que visam melhorar a sua performance orgânica.
O SEO On-Page pode resumir-se à otimização dos elementos presentes nas páginas do seu website para melhorar a sua classificação nos motores de busca e atrair mais tráfego orgânico, sobretudo qualitativamente. Este processo envolve a otimização de conteúdos, estrutura de URLs, meta descrições, títulos e outros elementos internos que os motores de busca analisam para determinar a relevância e a qualidade de uma página.
Alguns dos principais elementos de SEO on-page:
Uma página bem otimizada ajuda o Google a entender o seu conteúdo, facilitando a sua organização e ranking. Devemos encarar o Google como um ser humano que, ao analisar e ler uma página, precisa de estrutura e de consistência, para entender o propósito da mesma, e de que forma a pode valorizar ou desvalorizar ao comparar com páginas semelhantes.
Vídeos e outros multimédia: Incorporar vídeos e outros tipos de multimédia pode aumentar o tempo de permanência dos utilizadores na página. Certifique-se que estes elementos não afetam negativamente a velocidade do site.
O SEO Off-Page foca-se em fatores externos ao seu website que influenciam a sua classificação nos motores de pesquisa. Em resumo, trata-se de construir a reputação e a autoridade do seu site através de ações estratégicas fora dele.
Os backlinks (links de outros sites para o seu), as menções à marca e os sinais sociais são alguns dos principais indicadores de SEO Off-Page que os motores de pesquisa consideram ao avaliar a relevância, autoridade e fiabilidade de um site. Ao fortalecer a presença Off-Page, estamos a demonstrar aos motores de pesquisa que o nosso site é valioso e merece ser classificado em posições mais altas.
Sites com autoridade mais alta tendem a ter rankings mais elevados para as suas palavras-chave e tópicos, porque os motores de pesquisa consideram-nos mais relevantes, confiáveis e com mais credibilidade.
Algumas táticas off-page mais efetivas para aumentar a autoridade e o tráfego de pesquisa orgânica do seu site:
O marketing de conteúdo continua a ser uma das táticas mais eficientes para atrair tráfego orgânico, mas é também uma das táticas mais eficazes para o SEO Off-Page. Crie conteúdo informativo, útil, atual e otimizado para as palavras-chave relevantes para o seu público-alvo. Conteúdo de alta qualidade atrai naturalmente backlinks e menções à marca.
Colabore com influenciadores relevantes do seu nicho para aumentar o alcance da sua marca e obter backlinks valiosos. Estabeleça parcerias com outras empresas para criar conteúdo conjunto e promover os seus produtos ou serviços mutuamente.
Apesar das partilhas nas redes sociais não serem um fator direto influenciador de ranking, é preciso não esquecer que muitos utilizadores as usam como fonte de pesquisa e testemunhos.
Utilize as redes sociais para divulgar o seu conteúdo, interagir com o seu público-alvo e construir relacionamentos com outros profissionais do seu setor.
Participe em fóruns dedicados à sua área de expertise para se afirmar como especialista e rapidamente construir uma reputação de referência. Reddit e Quora são algumas das plataformas que podem ser utilizadas, apesar de fóruns específicos do seu nicho poderem ser igualmente eficazes. E lembre-se de que é bem provável que a sua concorrência não valorize este canal.
Podemos resumir as principais táticas de SEO Off Page desta forma
O SEO Técnico refere-se às práticas e otimizações realizadas na estrutura e nos aspetos técnicos de um website para garantir que este é facilmente rastreável, indexável e compreensível pelos motores de busca. Este ramo do SEO foca-se na melhoria da infraestrutura do site, assegurando que todos os elementos técnicos estão configurados corretamente para suportar uma boa performance e proporcionar uma excelente experiência ao utilizador.
Certificado SSL
Implemente HTTPS para assegurar a transferência segura de dados entre o utilizador e o servidor. Os motores de busca consideram HTTPS como um fator de classificação.
O uso destas boas práticas é um bom ponto de partida para que o seu site se destaque nos motores de pesquisa e possa ganhar ranking relevante em palavras-chave e tópicos importantes para a geração de negócio. É, no entanto, fundamental manter-se atento aos updates do Google e procurar construir um processo de criação de conteúdo que obedeça aos critérios mais importantes: relevância, utilidade, credibilidade.
Consulte aqui o perfil de Pedro Silva no LinkedIn.