O Barómetro e-commerce

Voltar à página principal

Picture of Sample HubSpot User

O Barómetro CTT visa fornecer informação estratégica, recolhida de um painel de peritos, que nos ajuda a acompanhar a evolução e a apontar as principais tendências do e-commerce em Portugal. 


É um inquérito realizado em três vagas anuais e os resultados são obtidos a partir das respostas fornecidas por um painel composto por 45 peritos da área do e-commerce, clientes e não clientes CTT, que atuam nas categorias que revelam maior nível de penetração das vendas online em Portugal e em retalho multicategoria, sendo complementado com prestadores de serviços do ecossistema das vendas online.

A divulgação das principais conclusões do Barómetro, realizado em julho de 2023, permite complementar o relatório do estudo de mercado que promovemos, com a medição do pulso e da sensibilidade dos principais players relativamente à evolução do mercado nos seus respetivos setores.

Descubra neste artigo as principais conclusões da 2ª vaga do Barómetro CTT 2023.

 

Expetativa de crescimento do comércio eletrónico

A maioria dos painelistas envolvidos (82,2%) aponta que, nos setores onde as suas empresas atuam, as vendas online estabilizaram ou cresceram no 1º semestre de 2023 (face ao período homólogo de 2022) e apenas 17,8% afirma ter registado um decréscimo nas vendas.

Apesar das condições de incerteza económica a nível global resultante da guerra na Ucrânia, cerca de 80% dos inquiridos perspetiva um crescimento ou inalteração do total das vendas online do ano 2023 face a 2022.

Estes dados só vêm reforçar que o crescimento do e-commerce é estrutural e que a pandemia foi apenas um elemento acelerador do processo. Todos os dados referentes a hábitos de consumo a que temos acesso mostram que a compra online veio para ficar.

 


Velocidade, gratuidade, previsibilidade

A velocidade das entregas, em prazos cada vez mais curtos, é um atributo fundamental para a melhoria da experiência de compra online. Cerca de 27,3% dos membros do painel do Barómetro afirma já oferecer uma solução de entrega no próprio dia para produtos vendidos online e outros 27,3%  afirmam planear vir a fazê-lo a médio prazo (até 12 meses).

A entrega gratuita, a previsibilidade e a conveniência, através de várias opções para entrega da encomenda, são critérios também muito valorizados e que não podem ser ignorados.

 


Oferta alargada de pontos de entrega

A maioria do painel considera que a entrega no domicílio continua a ser a opção preferida e, consequentemente, a mais utilizada pelos consumidores.

As opções de entrega fora do domicílio já rondam valores similares e tendem a ganhar mais adesão num futuro próximo. Falamos de soluções alternativas, como por exemplo os cacifos, pontos de conveniência, local de trabalho ou Click&Collect, que trazem mais liberdade aos clientes e tornam as entregas mais eficientes.

 


Preço e processo de devolução

Nesta vaga, o preço para devolver um produto continua a ser um obstáculo relevante apontado pelos membros do painel ao tentar providenciar uma boa experiência de devolução. Igualmente crítico é a disponibilização de uma rede de pontos de devolução adequada às preferências dos compradores.

Um dos fatores determinantes para o sucesso é a escolha de parceiros logísticos que possam ajudar o seu negócio neste domínio. Esta é uma decisão estratégica muito relevante que não só permite um maior foco nas valências do seu negócio, como traz também a responsabilidade de escolher as parcerias adequadas às suas necessidades e às dos seus consumidores. 

 


Inovações com maior potencial no futuro

A tecnologia assume um papel de destaque no futuro do e-commerce e os investimentos em ferramentas de Análise de Dados e Inteligência Artificial são vistos como prioritários em relação a outras inovações. Já o Metaverso ainda está a dar os primeiros passos na sua importância e prioridade de investimento.

Entre outras vantagens, apostar nestas áreas permite trabalhar a personalização da jornada do consumidor e caminhar para uma experiência de compra cada vez mais satisfatória.

 


Sustentabilidade no topo das prioridades

A sustentabilidade é uma tendência com importância crescente e o impacto das questões ambientais na decisão de compra dos consumidores já não passa despercebido, quer ao nível do produto, quer ao nível da distribuição.

As iniciativas com maior adesão são a comercialização de produtos sustentáveis e a utilização de embalagens recicláveis (64,3% e 61,9% dos painelistas, respetivamente).

Apenas 4,8% dos inquiridos afirma não ter o tema da sustentabilidade na agenda dos próximos 12 meses.

 

Estas são algumas das conclusões mais relevantes da 2ª Vaga do Barómetro CTT, onde poderá acompanhar a evolução de vários indicadores de análise ao mercado de e-commerce nacional. 

Descarregue já o Barómetro e-commerce e fique a par de todas as recomendações do nosso painel de peritos.