A diversidade de pagamentos como potenciador de vendas

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Com uma maior maturidade e experiência na utilização do canal online por parte dos compradores, surge uma maior necessidade de métodos de pagamento convenientes.

 

O foco das empresas deve estar na entrega da melhor experiência possível ao cliente e isso implica um processo de compra eficiente e acessível. Face à diversidade de meios de pagamento disponíveis no mercado é importante saber quais são os mais utilizados pelos consumidores e, consequentemente, os que deverá incluir na sua loja online.

Neste artigo, respondemos a essa e a outras questões que o vão ajudar a potenciar as suas vendas, dando-lhe a conhecer as vantagens dos métodos de pagamento mais utilizados pelos consumidores. 

 

 

Tendências das compras online

De acordo com o INE, 87,5% dos agregados familiares, cerca de 8.6 milhões de pessoas utilizava a internet em 2021 e, conforme constatado no CTT e-commerce report de 2022, cerca 4.8 milhões destes utilizadores fazem compras online.

A compra online no telemóvel continua a apresentar um crescimento registado ano após ano, tendo aumentado para 57,6%, destacando-se como o dispositivo preferido para compras online feitas pelos compradores.

Estes dados transmitem a importância da experiência de compra online para os consumidores e a necessidade de alinhamento das empresas com a realidade de compra dos seus clientes.  

 

Meios de pagamento mais utilizados 

Com a maior variedade de oferta por parte das empresas surge também uma maior exigência por parte dos consumidores, o que faz com que a conveniência dos métodos de pagamento disponibilizados seja um dos fatores diferenciadores no momento da tomada de decisão de compra

Vejamos então os principais métodos de pagamento utilizados para se adquirirem produtos e serviços online em Portugal.

 

1. Referência Multibanco 

De acordo com o e-commerce report, o pagamento por referência Multibanco assumiu a posição de meio de pagamento preferido dos consumidores portugueses, com uma liderança de 43,6% em 2022, mais 4,4% face ao ano anterior.

Embora as razões para esta preferência não estejam em estudo, muitos consumidores portugueses apresentam desconfiança perante pagamentos que exijam a utilização de cartões de crédito ou débito. A possibilidade de realizar compras sem a necessidade de introduzir dados pessoais através da referência multibanco poderá assumir um papel determinante nesta preferência.

No entanto, o facto deste método permitir flexibilidade de pagamento representa também uma desvantagem para os vendedores, pois existe a possibilidade de não ser um pagamento imediato e pode até cair no esquecimento do consumidor levando ao abandono da compra.

 


2. PayPal

Logo de seguida, apesar de registar uma redução de 5,2% na sua utilização face ao ano anterior, o PayPal continua próximo da liderança com 43,4% da preferência dos consumidores. À semelhança de outras carteiras digitais e até os cartões, a opção pelo PayPal é muito procurada para compras recorrentes, como é o caso do pagamento periódico de subscrições.

 Este método é especialmente prático, pois basta ter um cartão ou conta bancária associada e toda a gestão de pagamentos pode ser feita através da plataforma PayPal. Inclusive, no momento da compra, basta fazer login através da janela de checkout e autorizar o pagamento.

Destaca-se como um meio de pagamento de confiança e de segurança acrescida a cada dia que passa, com todas as autenticações exigidas e melhorias implementadas. 

 


3. MB WAY

Em 2022, o MB Way deu um salto de 10,6% face ao ano anterior e consolidou a sua posição como 3º meio de pagamento mais utilizado pelos consumidores nas suas compras online, com 33,8% da preferência.

Esta é uma solução cada vez mais adotada pelos clientes e permite efetuar pagamentos na loja online através da introdução do número de telemóvel associado e consequente permissão do pagamento na plataforma. Uma das vantagens é que este método permite o pagamento no momento da encomenda.  

 


4. Cartão de Crédito

Apesar da aparente relutância por parte dos consumidores, os pagamentos online com cartão de crédito são cada vez mais seguros e isso transparece no aumento de 5% da sua utilização em 2022 face ao ano anterior.

Não só apresenta medidas de segurança reforçadas, como é um método de pagamento que apresenta inúmeras vantagens tanto para os consumidores ao permitir pagamentos no momento da encomenda, como para as empresas ao facilitar os processos de faturação das vendas e logística dos pedidos.

Tal como o PayPal, este é um método de pagamento vantajoso para utilizar em pagamentos periódicos automáticos.

 


5. Outros meios

Tanto a transferência bancária como o pagamento no ato da entrega aumentaram em 2022 face ao ano anterior, em 0,8 e 0,9% respetivamente. No entanto, estes valores têm pouca expressão na preferência de utilização por parte dos consumidores. Apesar de serem meios pouco usados e de apresentarem processos mais burocráticos para vendedor e comprador, a sua disponibilização pode ser importante para levar à conversão de clientes com menor pendor tecnológico e que ainda possuam mair desconfiança face aos métodos de pagamento anteriormente referidos.

O Revolut aumentou 0,5% para 4,8%, tendo a Apple Pay mantido o nível de utilização do ano anterior (1,0%).  Estes são meios de pagamento maioritariamente utilizados por compradores com maior nível de adesão a novas tecnologias e tenderão a crescer nos próximos anos, pelo que, se o seu público alvo é constituído por jovens ou compradores que acompanham novas tecnologias, a sua inclusão nos métodos de pagamento disponibilizados será sem dúvida importante.

Adicionalmente, ainda existem prestadores de serviços no mercado que disponibilizam a modalidade de pagamento faseado. Este é um método valorizado tanto por consumidores como vendedores, especialmente quando falamos de produtos de preço médio alto, facilitando a compra através do compromisso de pagar em frações. 

 


Como escolher?

Se do lado dos consumidores há uma maior exigência nos métodos de pagamento disponibilizados, do lado dos vendedores houve uma estabilização da diversidade dessa oferta. É importante ter em consideração uma experiência conveniente para os seus clientes, não descurando um equilíbrio com a especificidade do seu negócio.

Pense no perfil de clientes que atrai, a tipologia dos serviços ou produtos que tem disponíveis e qual o momento de pagamento mais vantajoso para si e para o consumidor. Os meios de pagamento que derem resposta a estas necessidades, são os métodos de pagamento que o ajudarão a ser bem-sucedido e a potenciar as suas vendas.

Poderá encontrar na Payshop Online Payments, uma opção que conjuga a maioria dos métodos preferidos dos Portugueses (Referência Multibanco, MB Way e Cartão de Crédito) e cujas comissões são muito competitivas face à concorrência. Caso tenha uma loja aderente do serviço Criar Lojas Online, pode subscrever a Payshop Online Payments diretamente no backoffice da sua conta. Saiba mais sobre como ativar a Payshop Online Payments aqui.