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O porquê de lançar o seu negócio online

Written by Sample HubSpot User | Sep 18, 2023 8:00:00 AM

Ao longo dos últimos anos, as alterações no comportamento de compra dos consumidores levaram ao reajuste das estratégias de marketing por parte das empresas.

A pesquisa online e o acesso direto aos sites das marcas continua a ser a forma mais utilizada para pesquisar produtos e face a isso as marcas adequaram a sua presença digital às tendências de compra, passando a disponibilizar os seus produtos em lojas online.

Disponibilizar uma boa loja online é uma excelente estratégia para potencializar o interesse dos clientes pela marca, fidelizá-los e abrir portas à expansão do negócio, na medida em que o e-commerce supera qualquer limitação geográfica de uma loja física.


Conheça neste artigo alguns casos de sucesso de empresas que se adaptaram e levaram os seus negócios ao próximo nível com a criação de lojas online.

 

Loja online

Estabelecida uma estratégia de negócio no digital, o próximo passo é criar uma loja online com identidade própria, através da qual os visitantes reconheçam facilmente a sua marca, realizem a jornada de pesquisa, tomada de decisão e concluam essa jornada dentro do seu site, levando ao crescimento orgânico do seu negócio. A internet é um mar de possibilidades para qualquer negócio. Descubra algumas das vantagens de ter uma loja online:

 

1. Gestão de encomendas

A logística de um negócio em crescimento pode ser difícil de gerir, especialmente em empresas familiares ou de pequenos empreendedores, podendo muitas vezes causar entropia nos restantes processos, nomeadamente no processo criativo e de essência da marca.

O caso da empresa Storin é um bom exemplo para mostrar a importância que uma loja online pode ter na gestão e crescimento de um negócio.


Dedicada à produção de peças de madeira, a Storin é uma marca que envolve toda a família desde a criação da ideia à produção e que se distingue pela singularidade das suas peças simples, únicas e intemporais. Começou por ter as suas primeiras encomendas através das redes sociais, mas, ao fim de 7 anos, a marca já contava com uma comunidade de seguidores fiéis sempre à espera de serem surpreendidos. A necessidade de expandir o negócio e facilitar a gestão das encomendas levou à criação de uma loja online, permitindo manter o foco na criação e produção das suas peças.

Para a criação da sua loja online, a Storin contou com o apoio da plataforma Criar Lojas Online  que lhe permitiu, de forma fácil e integrada, gerir todos os serviços que fazem parte do processo logístico das suas encomendas, nomeadamente a receção do pedido (que já engloba o pagamento e faturação da encomenda), o processamento da encomenda, a geração da documentação necessária à expedição das encomendas, e o agendamento da recolha das mesmas.

Com a solução Criar Lojas Online a Storin passou a ter mais tempo para se dedicar ao desenvolvimento do seu negócio.

2. Crescente procura

Nos dias de hoje é fundamental às pequenas e médias empresas apostarem no canal de venda online em complementaridade com o canal de venda físico, permitindo suportar estratégias de omnicanalidade e diversidade nas opções de acesso aos clientes.

O caso do Fora da Casca reflete bem a relevância da omnicanalidade na criação de uma experiência unificada para os seus clientes.

Um negócio familiar que apostou num projeto que combina sabores e culturas na sua produção artesanal de doces tradicionais portugueses com inspiração no Médio Oriente e cuja criatividade se estende à forma como comunica os seus produtos nas redes sociais, comparando-os com obras de arte.


A crescente procura pelos seus snacks Caramelizados, impulsionou o Fora da Casca a aderir à solução Criar Lojas Online, dando-lhe oportunidade de expandir o seu negócio a novos mercados e fidelizar clientes. Agora as suas vendas já não estão concentradas nos locais de feiras e os seus clientes já podem encontrar os seus produtos favoritos também através dos seus telemóveis (o dispositivo mais utilizado na pesquisa por parte dos consumidores) ou através do computador.

 

3. Competitividade

A capacidade de disponibilizar vários canais de venda é um fator relevante na estratégia de venda online e permite olhar mais à frente numa perspetiva de alavancar o negócio.

A Casa Caravela é bom exemplo de uma marca que embarcou num projeto de e-commerce e concretizou a sua ambição de expandir o seu negócio além-fronteiras, sem prescindir da sua história e da confiança e credibilidade que conquistaram ao longo dos anos.


Especialistas em porcelanas, cerâmicas, vidros, cristais e trens de cozinha, a Casa Caravela foi alargando o seu mercado alvo e criando uma zona de influência que se estendeu até Espanha. No entanto, ao defrontrar-se com concorrência espanhola, sentiu a necessidade de aumentar a sua competitividade e apostar em fatores diferenciadores tendo sido a solução encontrada, a criação da sua loja online, em parceria com os CTT para continuar a chegar aos clientes a um nível global.

 

4. Acessibilidade

Com a pandemia muitas empresas tiveram que repensar a forma de oferecer e distribuir os seus produtos, acabando por aderir ao e-commerce, o que as levou, inevitavelmente, a encarar a presença digital como a principal montra dos seus produtos, e os canais físicos como suporte a esse mercado.

A Adega Camolas, produtora de vinhos de excelência junto ao Parque Natural da Arrábida, foi uma das empresas que sentiu a necessidade de se aproximar dos seus consumidores e encontrou nos CTT o parceiro ideal para superar os seus desafios.


A criação da sua loja online permitiu a esta empresa familiar chegar a um público mais abrangente, expandindo o seu negócio internacionalmente e a preços acessíveis. Para a empresa este foi um processo rápido e eficaz e de baixo custo.

 

 

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A mobilidade e conectividade colocou-nos perante uma realidade de exposição a estímulos de compra permanentes e estar na palma da mão dos seus clientes é uma vantagem para criar proximidade e nutrir a fidelização.

Qualquer que seja o setor em que se encontra, é sempre benéfico lançar o seu negócio online, havendo cada vez mais a necessidade dos vendedores estarem presentes em toda a jornada de compra no digital.