Comparativamente a 2023, verifica-se um crescimento do total de compradores em lojas online, tanto em Portugal (2%) como em Espanha (3%). Mas é sobretudo no valor do e-commerce que se verificam os maiores crescimentos, sendo que se estima para 2024 que a venda de produtos cresça em Portugal na ordem dos 14,6% e em Espanha na ordem dos 10,3%. Já a venda online de serviços também apresenta uma tendência crescente, devendo situar-se na ordem dos 4,7% em Portugal e 12,1% em Espanha.
Em Portugal a venda online de produtos corresponde à maioria do valor gerado pelo setor do e-commerce e tende a aumentar a sua representatividade pois terá uma taxa de crescimento superior à venda online de serviços. No entanto em Espanha o cenário inverte-se, sendo já a venda online de serviços superior à venda de produtos, e apresentando uma tendência de crescimento também superior à tendência de crescimento da venda de produtos.
Para conhecer o perfil de quem compra online em Portugal e em Espanha, os fatores preponderantes são a idade e localização geográfica. É possível observar, no universo de compradores na Península Ibérica, uma forte incidência nos grupos etários entre os 25 e os 54 anos sendo que os escalões etários acima dos 45 anos continuam a crescer.
No que diz respeito à localização geográfica dos e-buyers, é de salientar uma predominância das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto no caso português, e das regiões de Madrid e Catalunha em Espanha como sendo as que apresentam maior representatividade do total de compradores online.
No CTT e-Commerce Report o perfil socioeconómico dos compradores concentra-se sobretudo nos escalões de rendimentos do agregado superiores a 1600€ mensais sendo esta tendência mais acentuda em Espanha do que em Portugal.
Tanto os compradores portugueses como os espanhóis realizam compras através de e-commerce pelo menos uma vez a cada 3 meses, mantendo-se em ambos os países uma predominância pela preferência por entregas ao domicílio, embora estas tendam a decrescer.
Ao nível do valor anual de compras realizadas em e-commerce pelos compradores ibéricos verifica-se uma tendência crescente, sendo de destacar que a tendência nos compradores portugueses é superior a 2 pontos percentuais, mas o valor global por comprador é superior nos compradores espanhóis.
Salientamos ainda que a esmagadora maioria dos e-buyers demonstram estar satisfeitos com a experiência de compra online e apontam a facilidade das devoluções e a rapidez nas entregas como sendo dois aspetos fortemente valorizados na tomada de decisão.
Dados do CTT e-Commerce Report indicam que os consumidores portugueses continuam a ter um elevado envolvimento com as redes sociais, superando os compradores espanhóis. Destaca-se a fraca penetração da rede TikTok em Espanha quando comparado com Portugal, invertendo-se no que diz respeito à rede social X (ex-Twitter).
Os equipamentos móveis continuam a representar a larga maioria dos acessos a sites de e-commerce, sendo que em Espanha verifica-se uma utilização muito superior de tablets face a Portugal.
Em 2024 face aos anos anteriores, os fatores preço / promoções destacam-se ainda mais sendo já os segundo e terceiro motivos de compra em Portugal, só superados pela facilidade de compra (73,6%). No entanto, os compradores espanhóis não apontam os mesmos motivos, valorizando mais a flexibilidade de compra em qualquer horário e dia da semana.
Ao analisarmos as razões para abandono dos carrinhos de compras durante o checkout, salientamos a diferença entre o preço final face ao preço esperado como sendo a principal razão para o abandono do carrinho (63,7% em Portugal e 52% em Espanha). Isso evidencia a importância de deixar claro desde o início do processo de compra qual será o valor dos portes e se haverá algum valor adicional a ser cobrado.
Estas expectativas por parte dos consumidores levam a que as empresas possam adaptar as suas estratégias de venda online às necessidades dos compradores.
Tanto em Portugal como em Espanha as categorias mais compradas online são "vestuário e calçado" e " equipamentos eletrónicos e informáticos" sendo de destacar que as categorias que mais cresceram em termos de procura online foram "produtos alimentares em lojas/sites de supermercados" e "livros/filmes" em Espanha e em Portugal foi a categoria "utensílios para o lar".
Verifica-se uma preponderância ibérica para a pesquisa online antecedendo a compra nas lojas físicas, sobretudo em categorias de produtos relacionados com tecnologia. De salientar, a tendência de maior procura em Espanha por produtos em segunda mão sobretudo nas categorias de moda e tecnologia.
O canal de venda online tem vindo a consolidar-se independentemente da dimensão do negócio (grandes e pequenos vendedores) e do setor de atividade, verificando-se um crescimento dos vendedores que indicam que o e-commerce é a sua atividade principal. No caso de Espanha mais de metade dos vendedores possui mais de 50% das vendas assentes no e-commerce, sendo que em Portugal o número de vendedores situa-se apenas nos 37%.
Em ambos os países, os vendedores focam-se sobretudo nos mercados internos. Embora se observe um crescimento na internacionalização dos negócios, as taxas permanecem relativamente baixas, sobretudo em Portugal.
A aposta em pontos de entrega alternativos ao domicílio para satisfazer cada vez mais as necessidades dos e-buyers é transversal a Portugal e Espanha, embora com algumas diferenças. No caso de Espanha a aposta em redes de cacifos e parceiros dos comerciantes é muito superior a Portugal, que por seu lado aposta mais nas entregas nas lojas físicas do e-seller ou na rede de lojas do operador de entregas. Caso pretenda saber mais sobre as soluções alternativas à entrega ao domicílio poderá ler o nosso artigo "Como podem os Pontos de Entrega ajudar a dinamizar o e-commerce".
Os últimos anos vêm confirmar que o e-commerce não é uma moda passageira, em alguns casos é a mais importante fonte de negócio de alguns vendedores.
Como perspetivas futuras, apontamos para estimativas de continuação de crescimento, quer em valor quer em número de compras online.
Os e-sellers em Espanha, tal como em Portugal, evidenciam sinais de atribuição de importância crescente a três pilares da atividade, procurando reforçar a respetiva competitividade:
Fique a par de todas as tendências de e-commerce para este ano a nível ibérico e prepare o seu negócio para satisfazer todas as necessidades dos seus compradores