A publicidade enviada por correio pode ser uma ferramenta eficaz para atingir o seu público-alvo de...
Como utilizar Publicidade Não Endereçada com impacto
Voltar à página principalA publicidade entregue na caixa de correio pode ser uma ferramenta eficaz para atingir o seu público-alvo de forma direta, criativa e impactante. Este meio é complementar aos vários canais utilizados atualmente e, quando bem segmentado, pode atingir um elevado nível de precisão e eficácia.
No entanto, é importante seguir algumas boas práticas para garantir que a sua campanha é bem-sucedida e memorável. Neste artigo, iremos explorar algumas dicas essenciais para criar uma campanha de Publicidade Não Endereçada de sucesso.
Para começar, é importante explicar em que consiste a Publicidade Não Endereçada e como esta se distingue do Direct Mail (consulte aqui o nosso artigo sobre boas práticas aplicáveis a campanhas de Direct Mail). A principal diferença é que a Publicidade Não Endereçada não necessita de uma base de dados de endereços para ser distribuída, o que não significa que não possa ser segmentada. A entrega de Publicidade Não Endereçada pode recorrer a variados critérios de segmentação como veremos a seguir.
Segmente o seu público-alvo
Para ter sucesso numa campanha de Publicidade Não Endereçada é fundamental segmentar o público-alvo da melhor forma possível. Existem vários critérios que podem ser usados e que permitem aumentar a eficácia da campanha. Critérios como área geográfica, se a campanha se destina a domicílios residenciais, comerciais ou ambos, critérios demográficos, nível de ensino, tipologia de habitação, número de empregados, entre outros, são alguns dos parâmetros que permitem ajudar a direcionar a campanha de forma mais precisa e assim reduzir a necessidade de produção de peças físicas para distribuição.
Uma campanha bem segmentada é otimizada para obter resultados, tanto do ponto de vista da poupança de custos de produção e distribuição das peças, como por maximizar o potencial de resultados de vendas/conversão ao ser direcionada para um público-alvo com maior probabilidade de a considerar relevante.
Crie conteúdo criativo e persuasivo
Para garantir a eficácia da sua campanha, certifique-se de que o seu conteúdo é relevante e persuasivo. Não basta enviar um folheto com um design atraente. É necessário transmitir uma mensagem forte, personalizada e convincente que incentive o destinatário a agir. Seja criativo, foque-se nas motivações do seu público-alvo e destaque os benefícios e vantagens do seu produto ou serviço.
Tenha em mente que mensagens complexas não criam o impacto pretendido, pelo que deve simplificar ao máximo a informação que pretende transmitir.
Uma forma simples de construir o conteúdo é procurar dar resposta a 3 questões:
- O que me está a ser dado a conhecer?
- Porque é relevante para mim?
- O que ganho com isto?
Antes de distribuir a campanha, procure testá-la com um pequeno grupo representativo do seu público-alvo para garantir que a sua comunicação é eficaz a responder a estas questões, o que poderá aumentar a taxa de sucesso.
Desperte a atenção com um design atraente e cativante
Não se esqueça que a primeira impressão é fundamental. Portanto, escolha cores, imagens, texto e formas que transmitam a mensagem da sua marca de forma clara e envolvente. É essencial captar a atenção no primeiro impacto e despertar a curiosidade do destinatário para que abra e leia o conteúdo da sua mensagem na íntegra.
A escolha do formato da comunicação a enviar é igualmente essencial e existem várias opções disponíveis. Atualmente, é possível apelar a outros sentidos para além da visão, como por exemplo o olfato e o tato, com vista a cativar o interesse do seu público-alvo.
Um dos formatos mais eficazes para captar a atenção dos destinatários é o "pendurante". Este consiste num folheto concebido para poder ser colocado na caixa de correio de forma que uma das suas abas fique visível do lado de fora. Assim, é possível deixar uma mensagem enigmática nessa aba que desperte o interesse para o seu conteúdo.
Conheça as razões para recorrer a Publicidade Não Endereçada
Após a realização de uma auscultação ao mercado de anunciantes, constatámos que as principais razões para optar pela Publicidade Não Endereçada são a comunicação de iniciativas ou divulgação de promoções.
Os anunciantes referem ainda que o recurso à Publicidade Não Endereçada é, por norma, um complemento aos canais de comunicação utilizados, permitindo atingir o público-alvo de uma forma mais generalizada. Estudos internacionais revelam que esta forma de publicidade influencia em cerca de 25% as decisões de compra (Estudo realizado pela GfK e apresentado na 27.ª conferência “GfK Tech Market Insights’23”).
Analise o retorno da sua campanha e avalie a eficácia da sua comunicação
Por fim, avalie os resultados obtidos de forma a identificar se são necessários ajustes para potenciar o retorno da sua campanha. Para isso, é importante analisar métricas, como a taxa de resposta, taxa de conversão e o retorno sobre o investimento, para avaliar a eficácia da sua comunicação física distribuída nas caixas de correio e identificar áreas de melhoria.
A melhor forma de obter métricas eficazes é interligar as suas peças de Publicidade Não Endereçada com canais digitais e assim potenciar os resultados mensuráveis. Utilize mecânicas como a inclusão de QR Codes ou short URLs com UTM que encaminhem para landing pages de conversão, ou indique códigos promocionais exclusivos que, quando introduzidos no seu sistema (quer em loja online ou loja física) lhe permitem identificar a taxa de conversão. Outra opção é recorrer a números de telefone únicos, o que permitirá identificar se as chamadas recebidas são de clientes impactados pela sua campanha de Publicidade Não Endereçada.
É essencial incluir pelo menos uma destas mecânicas para garantir que consegue medir os resultados da sua campanha e avaliar o seu retorno.
Descubra as razões para recorrer a Publicidade Não Endereçada
A publicidade por correio pode ser uma ferramenta diferenciadora e eficaz para promover o seu negócio. Para tal, é essencial planear bem, definir o público-alvo da melhor forma para maximizar resultados e reduzir custos. Comunique de forma clara e simples, mas com uma oferta de valor relevante para os seus clientes.
Conheça em maior detalhe as boas práticas recomendadas para campanhas de Publicidade Não Endereçada. Preencha o formulário e obtenha o documento completo com todas as dicas para potenciar a sua campanha