Nos dias de hoje os consumidores que fazem compras online desejam entregas mais convenientes e adequadas ao seu quotidiano. O regresso à rotina de trabalho presencial é cada vez mais uma realidade e os trabalhadores que se encontram em regime de teletrabalho tendem a fazê-lo em vários locais diferentes, desde espaços públicos a casas de familiares,. Esta nova realidade dificulta a entrega das encomendas ao domicílio dado que durante grande parte do horário de entrega, os destinatários não se encontram em casa para receber as encomendas.
De acordo com o e-Commerce Report de 2022, a segunda principal razão para o abandono do carrinho de compras é a insatisfação com as modalidades de entrega, registando um ligeiro aumento face a 2021. O facto das modalidades de entrega não se ajustarem ao seu quotidiano gera grande frustração por parte dos compradores.
Dentro da jornada de compra online, a facilidade na entrega é um dos elementos mais importantes para o e-buyer continuar a comprar. Contudo, no e-Commerce Report de 2022, verificou-se um aumento generalizado das dificuldades sentidas por parte dos compradores no que toca à receção das suas encomendas, destacando como principal dificuldade o acesso à informação sobre o dia e a hora da entrega da sua compra.
Também de forma crescente está o número de compradores que apontam como fator negativo o incómodo de terem de realizar uma deslocação imprevista para levantar a sua compra quando tinham selecionado a entrega domiciliária.
Neste artigo descubra as vantagens de disponibilizar entregas em pontos de entrega alternativos e como estas podem ajudar a reduzir a insatisfação com as modalidades de entrega disponibilizadas nos sites de e-commerce, contribuindo para a diminuição de carrinhos de compra abandonados.
O fim da pandemia foi, para muitos dos compradores, sinónimo de regresso ao habitual local de trabalho, o que originou uma diminuição da receção das encomendas no domicílio e consequente aumento da sua receção no local de trabalho, nas lojas parceiras de proximidade e através de cacifos.
Uma das soluções para ir de encontro às expectativas dos e-buyers passa pela disponibilização de pontos de entrega alternativos nos sites de e-commerce. Os CTT possuem uma rede de Pontos de Entrega CTT com mais de 3000 pontos de entrega disponíveis de norte a sul do país e nas ilhas, que permite aos clientes poderem levantar as suas encomendas em Lojas e Pontos CTT, Cacifos Locky, Agentes Payshop e noutras lojas parceiras.
Se somarmos os dados do e-Commerce Report de 2022 relativos à utilização de lojas parceiras e de cacifos, percebemos que um número significativo de e-buyers opta por pontos de entrega alternativos, valor este que tende a aumentar à medida que mais e-sellers disponibilizem outras opções de entrega, para além do domicílio, nos seus websites de e-commerce.
Os cacifos têm vindo a ganhar tração no mercado, na medida em que permitem alargar horários de entrega e disponibilizar pontos de recolha com maior proximidade à localização dos compradores, seja próximo de suas casas, próximo dos locais de trabalho ou no caminho.
Para além da melhoria de qualidade de serviço prestada ao cliente, pela conveniência subjacente, a disponibilização de pontos de entrega alternativos é uma solução que permite aos distribuidores planear melhor as rotas e reduzir o consumo de combustível dando um contributo efetivo para proteger o meio ambiente. As poupanças ao nível das emissões carbónicas decorrentes das entregas em pontos de entrega alternativos, podem ser mencionados pelos sites de e-commerce sendo mesmo recomendável caso a atividade em si possua uma ligação direta à sustentabilidade ambiental.
Os Cacifos Locky correspondem a um dos Pontos de Entrega alternativos que os CTT disponibilizam, que visam facilitar a entrega de encomendas em cacifos eletrónicos, de utilização self-service. Atualmente com a maior rede de cacifos em Portugal, de norte a sul, incluindo ilhas, já são mais de 700 localizações a disponibilizar esta solução rápida e simples, seja em redes de retalho físico, centros comerciais, campus universitários, plataformas de transporte intermodal, hospitais, parques de estacionamento ou estações de serviço.
Os consumidores já não esperam pelas suas encomendas e são agora estas que ficam à espera de serem recolhidas.
Com horário alargado, pelo menos um ponto de recolha por perto e agora a possibilidade de devolver também encomendas em toda a rede, esta é uma solução de enorme conveniência que veio revolucionar a relação dos consumidores com esta fase tão importante das suas compras online que é o momento da entrega.
Existem também Cacifos Locky refrigerados que possibilitam a entrega de bens que necessitam de ser mantidos a temperaturas mais baixas. Estes cacifos têm vindo a ser implementados no El Corte Inglés, mas poderão ser implantados noutros espaços consoante as necessidades dos nossos clientes.
E os cacifos híbridos, que conjugam uma parte de acesso exclusivo ao e-seller, onde este pode deixar as encomendas dos seus clientes para que sejam levantadas e uma outra parte do cacifo que é de utilização pública. Esta solução tem vindo a ser implementada nos pontos físicos do grupo 4Farma, que assim disponibiliza pontos de recolha para compras Click&Collect dos seus clientes e ao mesmo tempo capta visitantes aos seus espaços por via da utilização pública que parte dos cacifos disponibiliza.
A entrega é um momento crítico na jornada de compra online e é um fator que está a gerar uma crescente insatisfação. É necessário acompanhar as necessidades dos consumidores, o estilo de vida que levam e compreender o que valorizam nas suas compras online. A conveniência destas modalidades é transversal tanto a compradores como vendedores.
Se possui um ponto físico ao qual muitos dos seus clientes se dirigem para levantar encomendas adquiridas online, pode juntar-se à nossa rede de cacifos. Diminua o tempo de espera dos seus clientes em filas e torne os seus processos mais eficientes, os cacifos Locky Click & Collect foram projetados para oferecer um método de recolha seguro e conveniente, sem necessidade de assistência por parte dos colaboradores.
Caso tenha uma loja online e pretende disponibilizar a rede de Pontos de Entrega CTT aos seus clientes, para que possam selecionar a entrega numa Loja ou Ponto CTT, Cacifo Locky, Agente Payshop ou noutras lojas parceiras, basta contactar-nos para avaliarmos como podemos integrar os nossos pontos de entrega no seu website.
Descubra todas as soluções de Pontos de Entrega CTT para a sua empresa e faça hoje parte do futuro das entregas.
Quando realiza as suas compras online já se deparou com websites de e-commerce onde pretende adquirir algo, mas cuja modalidade de entrega não se adequa às suas necessidades? Para essas situações também temos uma solução para si.
Sempre que fizer uma compra online que não disponibilize os cacifos como ponto de entrega, crie ou configure uma ou mais moradas virtuais. A morada virtual que criar é, na verdade, um cacifo público. Uma vez que a morada virtual fica sempre associada a esse cacifo, sempre que realize uma compra online, pode adicionar uma morada virtual e os CTT entregarão a encomenda nesse cacifo.